O vereador Delfino Rodrigues (PT) fez hoje, 14/09, durante a sessão da Câmara Municipal uma denúncia grave: a Secretaria Municipal de Saúde tomou a decisão de suspender o terceiro pediatra do plantão noturno nas quatro UAIs da cidade que mantêm esse atendimento e também, os plantonistas que faziam parte da escala na clínica médica e traumatologia. Para o vereador a notícia é preocupante, uma vez que hospitais particulares da cidade, conforme divulgado pela imprensa recentemente, já haviam anunciado o fechamento do atendimento de pediatria à noite e agora, a Prefeitura corta um médico pediatra por UAI no serviço público.
Com o corte também dos outros plantonistas – clínica médica e traumatologia - o serviço, segundo relato dos médicos, está sobrecarregado e os plantões já são iniciados com cerca de 50 fichas para atendimento. As informações foram repassadas ao vereador por médicos e pela delegacia do Sindicato dos Médicos de Uberlândia.
Delfino lembra que o atendimento em pediatria no sistema municipal de saúde já estava prejudicado desde maio de 2009, quando a Prefeitura suspendeu no período noturno esse atendimento nas UAIs Martins, Morumbi, São Jorge e Luizote. Depois do ocorrido, um movimento foi feito pelos próprios médicos das UAIs, que conseguiram um terceiro pediatra para ser inserido na escala para dar apoio aos outros dois de plantão nas UAIs Roosevelt, Tibery, Pampulha e Planalto, que mantiveram o serviço e passaram a ser referência no atendimento noturno de pediatria (das 19hs às 23hs).
Diante destas denúncias, o vereador Delfino esteve no Ministério Público, na Promotoria da Saúde, levando sua preocupação com essa situação e pedindo providências. Segundo informações prestadas por profissionais que atuam nas UAIs o motivo alegado para tal medida seria o corte de despesas, o que o vereador Delfino considera inadmissível num serviço que é primordial para a população.
Um comentário:
Basicamente buscar melhorias da saúde de um município é também apoiar o país na luta contra o problema chamado atendimento público. A revista eletrônica Fantástico no dia 18 de setembro reportou que enfermeiros estão cometendo erros graves em pacientes, ou falta funcionarios. Quando lutamos pela saúde é para poder ajudar uma mudança em todo país, para que menos brasileiros morram ou tenham seqüelas. Mais pretensiosamente tratar a saúde de forma revolucionária para que o atual modelo de política pública seja mudado. Nossa atual conjuntura política nega saber cuidar de alguém, de muitos alguens; cuidar de uma cidade cheia de pessoas. O Brasil agradece se fizermos nossa parte, quem está com febre ou acidentado, nesse momento agradece tambem!. Parabéns vereador quando luta por uma causa forte como a saúde.
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.