sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vereador Delfino questiona proposta de privatização de novo cemitério

O vereador Delfino Rodrigues expressou nas primeiras duas sessões da Câmara Municipal deste mês sua posição contrária à privatização do novo cemitério, a ser construído e implantado até dezembro do próximo ano. Delfino reconhece a importância e a necessidade de um novo cemitério na cidade, mas discorda da intenção de passar para a iniciativa privada a sua administração por meio de concessão, por entender como um serviço essencial e portanto, no seu entender, não justifica sua privatização.

Delfino questionou a decisão da Prefeitura da tribuna da Câmara, lembrando que o encargo de maior valor econômico neste processo ficará para o município, que é a compra da área, sendo que a administração do cemitério ficará com a iniciativa privada, que não é uma atividade complexa.

O vereador demonstrou ainda sua preocupação com os preços que serão cobrados caso uma empresa privada passe a administrar o novo cemitério, lembrando que isso atingiria principalmente a população mais carente. Questionou ainda a ausência de realização de uma audiência pública, onde certamente outros aspectos poderiam ser tratados e adequados, como por exemplo, os valores a serem cobrados pelos serviços no futuro cemitério, a elaboração de impactos ambiental e de vizinhança. Aspectos estes, que segundo o vereador, em uma audiência pública poderão ser respondidos.

O vereador entra na próxima semana com representação junto ao Ministério Público questionando a abertura de processo licitatório no último dia 1º para a construção, implantação, exploração e funcionamento do novo cemitério, solicitando sua paralisação até que todas as indagações sejam esclarecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.