quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Prefeitura dá início aos Trabalhos Técnicos Sociais no Shopping Park



Em conjunto com a Caixa Econômica Federal, o prefeito Gilmar Machado e o secretário de Habitação, Delfino Rodrigues, assinaram em solenidade ontem (27/11), no Shopping Park, a ordem de serviço para o início dos Trabalhos Técnicos Sociais (TTS), nos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Durante nove meses equipes multidisciplinares realizarão estes trabalhos voltados para as 3.632 famílias destes residenciais. A cerimônia de assinatura contou com a presença do superintende da Caixa Econômica Federal, Clayton Rosa Carneiro, entre outras autoridades, representantes das empresas que vão executar os trabalhos e centenas de moradores do bairro.
Trata-se de um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade das famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, buscando incentivar a organização comunitária, a inclusão social e produtiva, e o desenvolvimento da comunidade. O desenvolvimento dos trabalhos técnicos sociais é a segunda etapa do Programa Minha Casa Minha Vida, depois da construção das casas, com orçamento específico do Governo Federal para esses projetos. Para isto, a Prefeitura assinou, no início deste ano, seis convênios com a Caixa Econômica Federal (além de outros dois firmados em 2012), para levar estes novos projetos sociais ao bairro. Foram disponibilizados pelo Governo Federal dois milhões e 138 mil reais.
O prefeito Gilmar Machado lembrou na solenidade que acompanhou e participou deste o início da decisão de construção dos residenciais do Shopping Park. O Minha Casa, Minha Vida, segundo ele, é um programa vitorioso no Brasil e aqui em Uberlândia se destacou a importância destas ações que agora estão sendo iniciadas no local na busca de levar melhor qualidade vida a estes moradores. “Vamos cuidar do Shopping Park, enfrentando os problemas para melhorar cada vez mais o bairro”, afirmou o prefeito.
Durante a solenidade, o prefeito lembrou de investimentos de mais de R$ 7 milhões no bairro que a administração buscou junto ao Governo Federal, como a Praça da Cultura, uma área de lazer, já em construção, que contará com quadra esportiva, academia ao ar livre, entre outros equipamentos. O prefeito Gilmar Machado citou ainda para o próximo ano projetos para a construção de uma escola de educação infantil, uma escola de ensino fundamental e infantil e uma unidade básica de saúde.
Já o secretário de Habitação, Delfino Rodrigues, enfatizou que “moradia popular não é só tijolo e concreto, é lugar onde moram pessoas, seres humanos, que merecem todo nosso respeito. Era um trabalho que deveria ter sido iniciado antes da entrega das casas”. Estes trabalhos, segundo expectativa do secretário, vão colaborar para a melhoria das condições de vida dos moradores destes residenciais.
Equipe multidisciplinar
Serão três equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos, economistas, geógrafos e monitores sociais, que irão atender às famílias por meio de plantões sociais no próprio bairro. São ações propostas para este trabalho: encaminhamento das demandas da comunidade aos órgãos públicos, orientação em relação à vistoria na parte elétrica a ser realizada pelas construtoras em todas as casas construídas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, orientação em relação aos serviços de instalação de pisos nas casas e assessoria técnica para pessoas interessadas em realizar reformas e melhorias nas suas residências, qualificação profissional e repasse de informações sobre direitos e deveres dos mutuários. O desenvolvimento destes trabalhos não implicará em nenhum custo para os moradores dos residenciais do Minha Casa Minha Vida, no Shopping Park.
Principais áreas de atuação
Três grandes áreas serão priorizadas no desenvolvimento dos Trabalhos Técnicos Sociais: Participação Comunitária e Organização Social (fortalecimentos dos segmentos sociais e suas organizações), Empreendedorismo, Trabalho e Renda (formação e qualificação profissional, geração de emprego e renda) e Educação (conservação dos imóveis e dos equipamentos públicos, orientação no relacionamento com os vizinhos, violência doméstica e outros).
Locais de Atendimento
As famílias dos residenciais Jacarandás I e II, Xingu e Tapajós serão atendidas no escritório da Av. José Abdulmassih, nº 620.
As famílias dos residenciais Vitória Brasil, Sucesso Brasil, Villa Nueva e Villa Real serão atendidas no escritório da Av. Ministro Homero Santos, nº 576 (Villa Nueva).
Os escritórios funcionarão de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 20h e aos sábados das 9h às 12h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.