O mandato do vereador Delfino realizou um levantamento das principais ações desenvolvidas durante o ano de 2009 em todas as áreas de atuação. Durante o mês de janeiro será postado a retrospectiva das ações do vereador. Esta semana você pode conferir os trabalhos realizados na área da saúde, onde a “Prevenção e Tratamento da Dependência Química” estiveram no foco de suas ações.
Ações do Vereador Delfino na área da Saúde
• Realização da palestra “Políticas Públicas de Prevenção e Tratamento em Dependência Química”, na Câmara Municipal no dia 21 de maio de 2009, ministrada pelo psiquiatra Evaldo Melo de Oliveira, do Recife e especialista no setor. Na sua visita à cidade, o psiquiatra falou a estudantes do ensino médio na Escola Estadual Segismundo Pereira e a estudantes do Curso de Serviço Social na Faculdade Católica.
• Dentro da programação da visita do psiquiatra à cidade, foi realizado também um encontro que reuniu autoridades do município e representantes de entidades que atuam no setor da dependência química, resultando na formação de um Grupo de Trabalho, que desde então se reúne periodicamente para discutir alternativas para a política de prevenção e tratamento em dependência química.
• Vereador Delfino visitou os municípios de Guaratinguetá, Campinas e Morro Agudo, no Estado de São Paulo, para conhecer as experiências no tratamento em dependência química.
• Realização no dia 26 de junho de 2009, na Câmara Municipal de Uberlândia, de um encontro para discutir as políticas públicas municipais para o setor e o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas (PEAD 2009-2010), lançado pelo Governo Federal. O encontro contou com a presença da psicóloga Ana Regina Machado, da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, autoridades municipais e representantes de entidades que atuam no setor.
• Participação do mandato do vereador Delfino nas reuniões do Conselho Municipal Anti-drogas.
• Ainda na primeira quinzena de setembro, o vereador Delfino se reuniu com o Grupo de Trabalho de Dependência Química e ficou decidido a realização de um seminário com o objetivo de aprofundar as propostas referentes ao tema.
• O vereador Delfino Rodrigues esteve reunido na manhã do dia 09 de setembro, com o Secretário Municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha e mais uma vez o tratamento e prevenção da dependência química foi tema de discussão. Durante a reunião, o vereador Delfino apresentou ao Secretário, o balanço das ações que a Câmara vem desenvolvendo na área da dependência química e entregou, em mãos, a cópia das duas indicações já protocoladas referentes ao tema: Implantação do CAPS III ( nível três) e Albergues Terapêuticos. Para o vereador Delfino, a implantação destes dois equipamentos públicos será de grande contribuição no desenvolvimento de ações de tratamento e prevenção em dependência química na cidade de Uberlândia.
• Ainda no mês de Setembro o vereador Delfino esteve reunido com vereadores e o Coordenador do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Christiano Mendes de Lima, para continuar as discussões sobre prevenção e tratamento da dependência química, ocasião em que foi exposto e discutido o Regulamento Técnico da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária - para o funcionamento das comunidades terapêuticas com base na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC - nº 101, de maio de 2001, que normatiza o funcionamento dos serviços públicos e privados na área da dependência química.
• Em outubro, aconteceu o “III Seminário de Políticas Públicas de Prevenção e Tratamento em Dependência Química”, tendo como convidados Padre Harold Joseh Rahm, da Comunidade Terapêutica Instituição Padre Haroldo de Campinas/SP e o médico psiquiatra Dr. Deivisson Vianna Dantas dos Santos, coordenador da Área de Saúde Mental da Prefeitura de Campinas.
• Em novembro o vereador Delfino esteve no Ministério da Saúde em Brasília. Confira o relato de sua viagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.