No ano de 2010 a Prefeitura de Uberlândia gastará mais de 52 milhões de reais em subvenções e transferências de verba para entidades privadas que prestam serviços na área de educação, saúde, cultura, assistência social, dentre outros. Trata-se inegavelmente de um valor muito alto.
Tal montante precisa ser cuidadosamente acompanhado de forma transparente e com acesso irrestrito não só aos representantes políticos, mas à população como um todo, estimulando a fiscalização da destinação do dinheiro por parte de todos. Afinal o dinheiro aplicado é nosso, e deve ser aplicado da melhor maneira possível para atender o interesse público.
Buscando este objetivo o vereador Delfino Rodrigues (PT) submeteu à apreciação do plenário da Câmara projeto de lei que, se aprovado, proporcionará maior clareza na apresentação da prestação de contas por parte destas entidades.
De acordo com o projeto, a prestação de contas deve vir acompanhada de plano de aplicação dos recursos contendo o tipo de serviço prestado, as metas a serem atingidas, as etapas de execução e a previsão de início e fim de obra ou serviço prestado. Outro aspecto importante reside na apresentação de cópia dos extratos bancários e no termo de compatibilidade físico-financeira para constatação da adequação do que foi realmente construído ou realizado com a verba disponibilizada pela Prefeitura.
“ Acredito no sério trabalho prestado da grande maioria destas instituições. No entanto, prevendo os riscos que o modelo gerencial de administração pública proporciona, acredito que a Prefeitura deveria se preocupar mais com a fiscalização dos recursos repassados . Afinal, o maior beneficiado com isso seria o próprio povo uberlandense.” justifica Delfino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.