Na última quarta, 29/09, foi realizada na Prefeitura uma audiência Pública para a discussão da LOA (Lei Orçamentária Anual). A audiência foi motivo de pronunciamento na tribuna pelo vereador Delfino. Este, sempre preocupado com a participação do vereador nestas discussões deseja apresentar emendas que realmente represente os anseios da população de forma que os gastos públicos sejam racionalizados com responsabilidade. O vereador Delfino acredita que os vereadores tem o dever de proporcionar o debate com a sociedade e receber sugestões na elaboração das leis orçamentárias.
Uma das críticas levadas a tribuna é referente a realização das audiências públicas (LOA, LDO, PPA). Estas ocorrem sempre em horários inadequados, que não propiciam a presença da população. A última discussão sobre a LOA foi realizada na quarta às 9 horas da manhã, quando a maioria das pessoas está trabalhando, dificultando a participação popular, objetivo maior dessas audiências. Outro problema reside na pouca divulgação, feita dois dias antes da realização da mesma, apenas no Diário Oficial do Município, ao qual a maioria da população não tem acesso. Além disso, chamadas foram realizadas em rede de televisão somente dois dias antes da Audiência.
O objetivo de tal convocação não é meramente cumprir com a legislação de acordo com a Constituição Federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Estatuto das Cidades. O orçamento não pode ser visto como uma peça técnica e fria que sai de gabinetes fechados, mas, acima de tudo, deve ser encarado como um instrumento da vontade popular na aplicação desses recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.