terça-feira, 26 de outubro de 2010

Uberlândia não apresenta bons índices conforme pesquisa da Firjan

    A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o índice anual do desenvolvimento de 5.564 municípios brasileiros de forma objetiva e com base em três principais áreas de desenvolvimento: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
    Uberlândia caiu sete posições na classificação das cidades mais desenvolvidas, sendo que no ranking estadual o município ficou em 9°lugar em emprego e renda, 35° em saúde, e 465° em educação. Além da posição inesperada na educação, a queda na saúde é bastante preocupante. Dados do DATASUS também indicam redução do atendimento no Programa de Atenção Básica da Saúde, que caiu de 32% para 23%, de 2008 para 2009. O mesmo estudo aponta que 0,6 crianças morriam por diarréia infantil em cada grupo de mil. Em 2010 o índice passou para duas crianças mortas; a taxa de hospitalização por pneumonia passou de 6,6 crianças abaixo de 5 anos para 9 crianças a cada grupo de mil.

    Esta semana, o vereador Delfino Rodrigues, preocupado com esses dados levantados pela Firjan e pelo DATASUS levou o assunto à tribuna da Câmara para ser debatido. O vereador afirmou que esses índices são graves e precisam ser revertidos. “Não adianta a cidade estar bonita, em crescimento, se ela não apresenta condições de vida adequada a seus habitantes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.