Visando melhorar a qualidade de
vida das famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), a
Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Habitação, em conjunto com a
Caixa Econômica Federal, realiza - por meio de Trabalhos Técnicos Sociais (TTS)
- o incentivo à organização comunitária e à inclusão social e produtiva dos
moradores dos residenciais do bairro Shopping Park. Os trabalhos sociais serão
desenvolvidos em nove meses, divididos em nove etapas. Para levar esses
atendimentos ao bairro, foram disponibilizados, pelo Governo Federal, R$ 2,13
milhões.
O
TTS teve início em novembro e já concretizou a primeira etapa. Nessa fase, foi
desenvolvido um trabalho de participação comunitária e desenvolvimento
sócio-organizativo através de um mapeamento vocacional dos beneficiários e do
perfil produtivo do entorno.
Através desses trabalhos
informativos e educativos, os técnicos conhecem o perfil dos moradores,
repassando a eles informações sobre organização da população, a gestão
comunitária e a educação sanitária, ambiental, patrimonial e financeira, visando
à geração de trabalho e renda, à melhoria da qualidade de vida das famílias
beneficiadas e sua permanência nos imóveis, bem como, garantir a
sustentabilidade dos empreendimentos.
A
pesquisa vocacional tem como objetivo verificar com os moradores quais as
demandas em relação à geração de emprego, renda e capacitação profissional, para
que os cursos a serem oferecidos estejam de acordo com a realidade e as
necessidades deles e do bairro.
Morador do Shopping Park há mais
de um ano, o empreiteiro de obra Oscar Bernardes Júnior diz que o trabalho
social está promovendo a união da comunidade. “Eu me interessei pelo projeto
desde quando o prefeito Gilmar Machado veio aqui e o apresentou para nós. Os
técnicos sociais estão ensinando a nos organizarmos politicamente. Isso torna
mais fácil lidar com problemas do bairro”, conta. O empreiteiro, que vive com a
esposa e a filha de 10 anos, acredita que o projeto vai contribuir para o
progresso do Shopping Park. “Os moradores, além de unidos, estão engajados para
se qualificarem e buscarem melhores empregos. Estão também preocupados em
contribuir para a continuação do trabalho, para que os nossos filhos possam
viver em um ambiente de qualidade”, diz.
Dando segmento à segunda etapa
do TTS, a partir desta segunda-feira (13), os técnicos sociais vão direcionar os
moradores para a criação da Comissão de Demandas ao Poder Público (CDPP),
visando discutir os principais problemas do bairro.
Para o secretário de Habitação,
Delfino Rodrigues, “esse trabalho abre portas para o empreendedorismo, para o
aumento de renda e o desenvolvimento social das
famílias”.
Pesquisa
Vocacional
A
primeira parte da pesquisa vocacional foi realizada por meio de visitas
domiciliares e aplicação de questionário. Entre os dias 10 de dezembro de 2013 e
08 de janeiro deste ano, foram feitas 2.542 visitas, o que representa 70% do
total das 3.632 famílias que serão atendidas. Na segunda etapa da pesquisa, os
técnicos realizarão o mapeamento dos estabelecimentos comerciais e dos
prestadores de serviços do bairro, com a identificação das potencialidades a
serem incentivadas. A proposta é promover desenvolvimento econômico do bairro,
por meio da formalização, do aperfeiçoamento da gestão, da melhoria da qualidade
e da geração de trabalho e renda.
A
terceira e última parte do projeto identificará a população mais jovem, de 14 a
24 anos, e verificará o seu perfil educacional e profissional. Esse público
representa a maior parcela dos desempregados.
Para fomentar a participação dos
jovens, no dia 18 de janeiro, a partir das 16h, serão realizadas, na Escola
Estadual Shopping Park, oficinas de grafite, teatro, dança de rua, futebol e
skate. A intenção é mobilizar esse segmento da população para conhecer a sua
realidade e suas principais demandas.
Com o resultado da pesquisa
vocacional, serão traçadas as diretrizes para a oferta de atividades ligadas ao
empreendedorismo e à qualificação profissional, com encaminhamentos para cursos,
estágios e emprego.
Equipes
O
trabalho é desenvolvido por três equipes formadas por assistentes sociais,
psicólogos, economistas, geógrafos e monitores sociais. Esses profissionais são
responsáveis por promover o acesso dos moradores às informações relativas à
operação e ao projeto técnico do empreendimento, favorecendo a busca contínua de
melhoria das condições de habitabilidade.
Ferramentas para o
desenvolvimento do Trabalho Social
- Cadastro das famílias: conhecer o universo das famílias, seu perfil socioeconômico e suas necessidades
- Mapeamento de recursos e serviços: conhecer os recursos sociais existentes e as futuras possibilidades de parcerias
- Visitas: conhecer a área, a população local, o recurso e as forças sociais, mas também sensibilizar e mobilizar a população e os recursos sociais
- Reunião e assembleias com moradores: garantir a socialização das informações sobre o andamento das obras, discutir os problemas e as dificuldades enfrentadas, as alternativas de solução, bem como as formas de participação e organização
- Cursos e oficinas: capacitação e formação
- Plantão social: espaço de acolhimento, escuta, informação e orientação da população
- Parcerias: Interlocução com órgãos e entidades afins para viabilizar atendimento das necessidades da população.
Plantão
Social
No
período de 28 de novembro a 28 de dezembro, foram realizados 535 atendimentos
nos plantões sociais do TTS do bairro Shopping Park. Por enquanto, as principais
demandas apresentadas pela população estão relacionadas à instalação dos pisos,
às certificações elétricas e aos cursos
profissionalizantes.
As
demandas apresentadas aos técnicos sociais são mapeadas e encaminhadas às
instituições responsáveis: construtoras, Caixa Econômica Federal ou Prefeitura
Municipal.
Em
relação à principal demanda apresentada, ou seja, a instalação dos pisos, os
técnicos sociais orientam as famílias a respeito dos procedimentos a serem
utilizados pela construtora responsável e informam o cronograma de execução
previsto para cada rua. Em relação à certificação elétrica, o serviço não tem
custo para as famílias e será executado pela construtora de cada
residencial.
Referente às questões sobre
eventuais problemas construtivos nos imóveis, os técnicos sociais informam o
0800 721 6268 e pedem aos moradores para que formalizem a reclamação. Nos casos
em que a reclamação já foi comunicada pelo 0800, os técnicos encaminham
relatório à CEF que, por sua vez, notifica as construtoras para avaliação do
imóvel. Quanto às demandas que competem ao Poder Público Municipal, foi
realizado um Estudo de Demandas, que uma vez apresentado ao Ministério das
Cidades, permitiu a liberação de recursos para construção de mais duas escolas e
uma unidade de saúde.
Locais de
Atendimento
As
famílias dos residenciais Jacarandás I e II, Xingu e Tapajós estão sendo
atendidas no escritório da avenida José Abdulmassih,
620.
O
atendimento dos residenciais Vitória Brasil, Sucesso Brasil, Villa Nueva e Villa
Real são realizados na avenida Ministro Homero Santos, 576 (Villa
Nueva).
Os
escritórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 20h, e aos sábados,
das 9h às 12h.

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