sábado, 23 de agosto de 2014

Prefeitura assina contrato de Trabalho Técnico Social no Jardim Maanain

Delfino Rodrigues
Secretário Municipal de Habitação
Na tarde deste sábado (23), a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Habitação assinou o contrato com a empresa Gepro – Gestão, Elaboração e Assessoria de Projetos Sociais Ltda, para o desenvolvimento de Trabalho Técnico Social (TTS) no bairro Jardim Maanain, empreendimento habitacional do Programa Minha Casa, Minha Vida, com 206 casas entregues no final do mês de março deste ano. Este é o segundo bairro de Uberlândia a receber os serviços de TTS. Como diferencial, no Jardim Maanain os moradores terão disponíveis orientações contra a dependência química, plantio de mudas, atividades culturais e físicas. A assinatura do contrato faz parte de um conjunto de mais de 50 obras e ações que a Prefeitura preparou para comemorar o aniversário dos 126 anos de Uberlândia.

O Trabalho Técnico Social é desenvolvido por meio de um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, buscando incentivar a organização comunitária, a inclusão social e produtiva, e o desenvolvimento da comunidade. Trata-se da segunda etapa do programa depois da construção e ocupação das moradias, com orçamento específico para estas ações. Os investimentos para o TTS do Jardim Maanain serão da ordem de R$ 132.560,34, repassados pela Caixa Econômica Federal, a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação para execução do serviço. 

A empresa já no próprio dia da assinatura do contrato dará início à primeira etapa das ações, que será o evento de boas vindas. Serão sete meses de trabalho, sendo uma etapa por mês. Para isso, a empresa manterá no bairro durante esse período uma equipe multidisciplinar, formada por um técnico responsável, educador físico, psicólogo e um monitor social, com acompanhamento por servidores da Secretaria Municipal de Habitação. Os atendimentos já estão disponíveis para os moradores e acontecem às segundas e quintas-feiras das 16h às 20h. O próximo residencial a receber o TTS será o Residencial Jardim Sucupira.

No desenvolvimento dos trabalhos serão executadas atividades como socialização entre os moradores, adaptação ao novo ambiente, cuidados e manutenção dos imóveis e áreas comuns do residencial, atividade física por meio de exercício físico, caminhada, relaxamento, musicoterapia, intercalando com rodas de conversa e dinâmicas diversas. Haverá uma ação com perspectiva preventiva, educativa e interativa por meio de recursos audiovisuais sobre a dependência química. A atividade de identificação de lideranças, momento que será trabalhado a viabilização da melhoria da qualidade de vida da comunidade, assim como o exercício da cidadania de acordo com as particularidades para posterior criação de uma Comissão de Demandas ao Poder Público e seu fortalecimento.

Também será realizado uma pesquisa quantitativa e qualitativa para o levantamento do perfil socioeconômico dos moradores para viabilização de cursos de capacitação e qualificação, assim como oficinas para planejamento orçamentário familiar. Ainda haverá plantio de mudas com acompanhamento de um técnico ambiental e orientações quanto ao cuidado com o meio ambiente.
Para o secretário de Habitação, Delfino Rodrigues, essa é a oportunidade para que os moradores tenham um acompanhamento técnico que irá proporcionar qualidade de vida para todos do bairro. “Os moradores terão a oportunidade de se qualificarem, divertirem e orientarem, além de viver em ambiente saudável”, contou.

Demandas e orientações

De março a julho deste ano, a Secretaria Municipal de Habitação realizou um plantão social ativo no local, visitando todas as residências. Durante dois dias da semana, no período da tarde, assistentes sociais e demais servidores da Secretaria passavam informações/orientações aos novos moradores e acolhiam as demandas da comunidade.

A Secretaria realizou dois eventos voltados para os novos moradores, por meio de reuniões, para apresentação dos TTS e equipamentos sociais de referência para a comunidade (posto de saúde, escolas, CRAS, etc) e manutenção do sistema de aquecimento solar e dos imóveis e possíveis modificações/ampliações do imóvel, de acordo com os normativos da Caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.