segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vereador Delfino reúne com grupo de trabalho na área da Dependência Química para relatar visita ao Estado de São Paulo

O vereador Delfino esteve reunido, no último dia 25 de Agosto, com um grupo de trabalho que conta com a participação de profissionais das mais diversas áreas que atuam no setor da Dependência Química. Um dos objetivos da reunião foi relatar sua visita ao interior do estado de São Paulo, onde teve oportunidade de conhecer sistemas públicos eficientes de atendimento a dependentes químicos e comunidades terapêuticas, que têm reconhecimento nacional e internacional na reabilitação e prevenção.
O grupo de trabalho se reúne frequentemente para abordar o assunto e buscar alternativas na implantação de políticas públicas e é fruto do encontro com o especialista Dr. Evaldo Melo, o qual esteve em Uberlândia, nos dias 20 e 21 de Maio, para ministrar uma série de palestras e debates, a convite de Delfino.
A Dependência Química é um grave problema de saúde pública. O consumo de álcool e outras drogas envolvem, atualmente, milhares de pessoas, principalmente os jovens, abalando suas famílias e toda a sociedade. Portanto o problema merece atenção especial do poder público na implantação de políticas públicas eficazes para o seu enfrentamento.
Para Delfino, o dependente químico tem direito de ser atendido em uma estrutura pública, que o ampare, trazendo benefícios não só a si próprio, como a seus familiares e pessoas próximas, bem como a toda comunidade. Para Delfino, o acesso a esse atendimento e tratamento deve ser universal, de acordo com as diretrizes e princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), voltado para prevenção, promoção e proteção à saúde, com ações centradas na estratégia da redução de danos aos usuários de álcool e outras drogas.
O grupo de trabalho, bem como o vereador Delfino entende que só com a implantação de uma rede integrada de saúde, como CAPS AD, CAPS III, UBS, Programa Saúde da Família, SAMU, atendimento de urgência e emergência, hospitais, albergues terapêuticos, centros de convivência e outros serviços, chegaremos à solução adequada para tão grave problema social.


Ações do Vereador Delfino na área de Dependência Química
• Realização no dia 26/06/07- Dia Internacional de Combate às Drogas, na Câmara Municipal de um seminário com o seguinte enfoque: “A Responsabilidade da Sociedade na Reinserção Social do Dependente Químico”.
• Participação do mandato do vereador Delfino nas reuniões do Conselho Municipal Anti-drogas no ano de 2007/09
• Realização da palestra “Políticas Públicas de Prevenção e Tratamento em Dependência Química”, na Câmara Municipal no dia 21 de maio de 2009, ministrada pelo psiquiatra Evaldo Melo de Oliveira, do Recife e especialista no setor. Na sua visita à cidade, o psiquiatra falou a estudantes do ensino médio na Escola Estadual Segismundo Pereira e a estudantes do Curso de Serviço Social na Faculdade Católica.
• Dentro da programação da vista do psiquiatra à cidade, foi realizado também um encontro que reuniu autoridades do município e representantes de entidades que atuam no setor da dependência química, resultando na formação de um Grupo de Trabalho, que desde então reúne-se periodicamente para discutir alternativas para a política de prevenção e tratamento em dependência química.
• Realização no dia 26 de junho de 2009, na Câmara Municipal de Uberlândia, de um encontro para discutir as políticas públicas municipais para o setor e o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e outras Drogas (PEAD 2009-2010), lançado este pelo Governo Federal.
• Visita a municípios no Estado de São Paulo para conhecer experiências bem sucedidas no tratamento em dependência química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.