sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Corrupção é tema durante sessão na Câmara Municipal de Uberlândia

O tema "Corrupção" foi alvo para a fala do vereador Delfino Rodrigues, na sessão do dia 7 de outubro, fundamentada na pesquisa do Datafolha, publicada no Caderno Mais, na edição do dia 4 de outubro, do Jornal Folha de São Paulo, com o título “Retrato da Ética no Brasil”.

“ A pesquisa Datafolha revela que brasileiros se sentem cercados de corrupção por todos os lados, embora advoguem um alto padrão moral, com valores semelhantes em todos os estratos da sociedade”. Este é o enunciado que abre o Caderno Mais, fazendo em resumo a revelação do levantamento.
Pelo levantamento do Jornal, são os mais ricos e mais estudados os que têm a maiores taxas de infrações (97% dos que ganham mais de dez salários mínimos assumem ter cometido infrações e 93% daqueles que têm ensino superior também), sendo que 17% dos mais ricos assumem frequência pesada de irregularidades (11 ou mais atos).
E para o brasileiro o que é corrupção? Em resposta espontânea e múltipla, 43% dos entrevistados apontam atos relacionados ao setor público e à política, ou seja, a um conjunto de práticas fixadas na esfera pública. Desta parcela, 19% associam o conceito a apropriação indevida do dinheiro público ou desvio de verbas, 14% políticos que utilizam dinheiro destinado às áreas públicas em benefício próprio, como custear viagens, etc. , 3% políticos que não cumprem o que prometem , 2% governantes que se beneficiam de seus cargos públicos.
Dizem os cientistas políticos, sociais, econômicos que a corrupção é um epidemia social, e não só no Brasil, mas em todos os países está disseminada.
Para Delfino, este triste retrato revelado pela pesquisa nos leva a uma reflexão: o que queremos e o que pensamos está longe da nossa prática, dos nossos comportamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.