As empresas de transporte coletivo de Uberlândia terão que instalar lixeiras no interior dos ônibus. Esta obrigatoriedade está prevista no projeto de lei de autoria do vereador Delfino Rodrigues, aprovado em segunda votação, na sessão do dia 06 de outubro na Câmara Municipal.
Pelo projeto, as lixeiras deverão ser colocadas próximas às portas de entrada e saída dos ônibus, e a exigência prevalecerá para veículos a serem incluídos nas frotas existentes pelas empresas concessionárias ou quando da realização de processo licitatório.
O vereador Delfino entende que a iniciativa irá contribuir para a destinação correta do lixo urbano, ao mesmo tempo em que concorrerá para uma maior limpeza no interior dos ônibus, bem como para a conscientização ambiental da população.
Uma vez aprovado na Câmara, o projeto de lei é encaminhado à Prefeitura Municipal de Uberlândia para sanção do Prefeito.
O que pensam os usuários de transporte sobre as lixeiras nos ônibus
Mesmo antes da lei, algumas empresas já adotavam as lixeiras dentro dos ônibus, porém são poucos que as possuem, a partir de sua publicação, a medida passa a ser obrigatória. Os usuários acham útil e muito importante estas lixeiras. Amarildo Fernandes, motorista a dois anos, atualmente na linha 115, considera muito importante a adoção desta medida: “Sem dúvida a lixeira dentro do coletivo faz a diferença, mas infelizmente, tenho colegas de trabalho, que retira ela do local e deixa guardada. Isso é um desrespeito. Cuido muito bem da minha e ela é bastante útil as pessoas acabam se habituando. Ela é bastante utilizada”, afirma Amarildo.
Com a Lei, de autoria do vereador Delfino, atitude como esta não será mais permitida. Agora é hora de conscientizar e fiscalizar: lugar de lixo é no lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.