Desta vez o “Bate-Papo Digital” é sobre trabalho e qualificação profissional. O tema que nunca sai de pauta. E quem trás as novidades sobre o assunto é Daisy Afonso, diretora do Sine - Sistema Nacional de Emprego - Uberlândia.Continuam abertas as inscrições para um curso de qualificação de trabalhadores que, posteriormente, serão selecionados para preencher cerca de 1.150 vagas abertas no mercado de trabalho em Uberlândia. As vagas são limitadas e já restam poucas.
O tempo de duração dos cursos vai variar de 40 horas/aula até 200 horas/aula. As inscrições para os cursos são gratuitas e, de acordo com a Daisy Afonso, quem passa por este processo de qualificação tem a chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho com remuneração elevada, consoante ao cargo.Mas para isso, segundo Daisy, precisa ter 75% de frequência nas aulas e ainda 75% de aproveitamento do conteúdo. “Quem avalia o aluno é o próprio instrutor, que já fará a indicação de quem tem o melhor perfil para uma determinada empresa”, afirma Daisy Afonso. Ao fim do curso, os selecionados poderão ingressar no mercado de trabalho recebendo salários que variam de R$ 465 a R$ 3.190. Os cursos de qualificação estão inseridos na proposta da Usina do Trabalho.
AÇÃO InFOCO: O que é Usina do Trabalho?
DAISY: A Usina do Trabalho é um projeto do Governo do Estado, custeado com recursos próprios. Um projeto, onde o Estado veio tentar sanar uma falha que existia em relação à qualificação profissional. A Usina veio beneficiar trabalhadores e empresários e funciona da seguinte maneira: determinado empresário tem uma vaga na empresa. Ele abre esta vaga no Sine, que vai qualificar o trabalhador especificamente para empresa, mas é necessário que haja no mínimo 15 vagas para formar uma turma.
Para participar da qualificação, o trabalhador tem que ir ao Sine, fazer o cadastro, e preencher os pré-requisitos que a empresa que vai contratar solicita. Hoje temos algumas vagas para empresas atacadistas de Uberlândia e de telecomunicação. É importante que o trabalhador venha ao Sine para conhecer as vagas e principalmente quais são os critérios para fazer o curso.
O curso de televendas, por exemplo, têm que ter o segundo grau, esta é uma exigência da empresa que vai contratar É preciso ser mais assertivo na qualificação para realmente existir a contratação e por isso, para cadastrarmos no curso, seguimos criteriosamente os pré-requisitos exigidos da empresa que vai contratar os profissionais qualificados.
AÇÃO InFOCO: Como funciona esta parceria? A empresa procura o Sine solicitando a qualificação ou o Sine entra em contato com as empresas em potencial divulgando o projeto?
DAISY: Nós estamos divulgando o projeto através da imprensa e também através de contato direto com os empresários, mostrando a importância e os benefícios da Usina do Trabalho. Outra forma é quando a empresa coloca a sua vaga no Sine. Nesta hora o empresário é orientado sobre o projeto. Ao colocar a vaga ele apresenta as necessidades da empresa e o pré-requisito do candidato.
Só encaminhamos para a qualificação candidatos com o perfil exigido pela empresa. O mesmo acontece para o preenchimento de uma vaga. O número de vagas para a qualificação varia de acordo com o número de vagas que a empresa necessita para contratação.
AÇÃO InFOCO: Quais são os cursos abertos no momento?
DAISY: Telemarketing, vendedor e movimentação de cargas perigosas.
AÇÃO InFOCO: Por se tratar de um curso de qualificação, para se inscrever é necessário ter alguma experiência na área?
DAISY: Não. É necessário que a pessoa esteja inscrita no Sine. Nós estamos tentamos alertar os empresários para isso. Muitas vezes nos é solicitado um trabalhador e o Sine envia o que foi qualificado, e o empresário diz: “não me interessa, eu prefiro o que tem experiência”. Os empresários têm que mudar esta cultura e dar oportunidade às pessoas que foram qualificadas, senão não adiante nós continuarmos qualificando, se os empresários não derem a oportunidade de trabalho para quem fez o curso.
AÇÃO InFOCO: Nestes cursos são oferecidas vagas para pessoas com deficiência física?
DAISY: Nós temos dois cursos específicos para pessoas com deficiência: um de repositor e outro de auxiliar administrativo. Para se inscrever no curo de Auxiliar Administrativo é necessário estar cursando o nível superior, este é o pré-requisito exigido para a futura contratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.