Patrus Ananias formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais em 1976. Participou ativamente das lutas democráticas e sociais dos anos 70 que resultaram na construção do Partido dos Trabalhadores. Como advogado sindical e trabalhista entre 1979 e 1983, defendeu categorias como jornalistas, assistentes sociais, professores e engenheiros. Manteve forte engajamento cívico prestando assessoria a associações comunitárias, pastorais e movimentos sociais.
É professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na qual ingressou em 1979 e onde presidiu o Instituto Jacques Maritain. É também funcionário público concursado da Assembléia Legislativa de Minas Gerais desde 1982.
Eleito vereador de Belo Horizonte pelo PT em 1988 e Prefeito da capital mineira no período de 1993 a 1996, promoveu ativamente a agenda de desenvolvimento social, com a implantação do orçamento participativo e de políticas de combate à fome, à desnutrição e ao desemprego.
Sua administração foi premiada pela Organização das Nações Unidas como modelo de gestão pública, deixando a prefeitura com 85% de aprovação popular.
Entre 1997 e 2001, retornou às atividades docentes e acadêmicas. Obteve o título de Mestre em Direito Processual pela UFMG. É doutorando em Filosofia, Tecnologia e Sociedade pela Universidad Complutense de Madrid. Desenvolve intensa produção intelectual, escrevendo capítulos de livros e trabalhos acadêmicos, além de artigos publicados semanalmente em diversos jornais brasileiros. É membro da Academia Mineira de Letras desde 1996.
Em 2002, foi eleito deputado federal pelo PT de Minas Gerais com mais de 520 mil votos, a maior votação da história do Estado. Na Câmara Federal, assumiu a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça e tornou-se membro do Conselho de Ética.
Desde 2004, é titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde vem promovendo a ampliação e institucionalização da rede de proteção e promoção social brasileira por meio da integração das áreas de assistência social, transferência de renda, segurança alimentar e nutricional e geração de oportunidades para a inclusão social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.