A Câmara Municipal de Uberlândia entrega na próxima sexta-feira, 03/12, o Selo de Acessibilidade a ser conferido a empresas e pessoas físicas que adotaram ações diferenciadas em favor das pessoas com deficiência. A solenidade de entrega aos contemplados será realizada às 9hs no plenário da Câmara. Nesta primeira edição foram apresentadas 21 indicações, das quais três empresas e seis pessoas foram selecionadas para receber o certificado de reconhecimento. Será ainda entregue uma moção de aplauso para um servidor da Biblioteca Pública Municipal.
Autor do projeto que resultou na Lei 9.685/08, de constituição do selo, o vereador Delfino Rodrigues (PT) considera a entrega do certificado como uma forma de estimular a adoção de medidas em favor das pessoas com deficiência e dar mérito àqueles que já desenvolvem ações neste sentido.
A comissão julgadora que fez a avaliação dos inscritos ao Selo de Acessibilidade foi assim composta: Idari Alves da Silva - representante da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano; Gilmar Borges Rabelo (governamental) e Roxana Cavalcante Albuquerque (sociedade civil), representantes do Compod (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência); Omar Felipe Lelis, representando o CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura); Celso Vilela Guimarães, representante do CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas); Fernando de Moraes, representando a ACIUB (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia) e o promotor Lúcio Flávio de Faria e Silva, da Promotoria Especializada da Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Idosos.
Relação dos contemplados - pessoas físicas e jurídicas - com o Selo de Acessibilidade
POLICARD
A empresa emprega 200 funcionários, sendo quatro com deficiência e dois com domínio de libras, o que não é exigido por lei.
REAL MOTO PEÇAS
A empresa possui 16 funcionários com deficiência física, auditiva e intelectual. Alguns com deficiência severa. Assim, empregam um número superior ao mínimo exigido por lei. Oferece acessibilidade em sua estrutura física, bem como o acesso desses profissionais ao restaurante próximo à empresa.
GRIFF SHOPPING
A empresa, que passou por uma ampla reforma há alguns meses, não se limitou a cumprir os ajustes legais e adotou tecnologias para facilitar a acessibilidade em todos os seus espaços, proporcionando a transposição de desníveis com segurança e autonomia.
ZIED SABBAGH E TÂNIA SOUZA SABBAGH
O arquiteto tem demonstrado zelo e qualidade no trato das questões de acessibilidade em seus projetos, em especial no projeto do Corredor Estrutural do Transporte Coletivo Urbano da Avenida João Naves de Ávila em Uberlândia.
JULIANA SANTANA ARDEL
A contemplada é arquiteta urbanista. Na concepção de seus projetos, os critérios do desenho universal têm sido considerados. Participou na elaboração de vários projetos de acessibilidade das escolas estaduais em Uberlândia. Sempre atenta aos detalhes, busca aprimorar os seus conhecimentos para a universalização do uso dos espaços públicos e comunitários dos ambientes projetados.
JASON REZENDE, LIMÍRIO REZENDE e ARISTÓTELES REZENDE
Pela grande contribuição que esses três irmãos inventores deram ao projeto de acessibilidade da cidade de Uberlândia.
Moção de Aplauso
JOÃO BATISTA FERREIRA
Professor de Língua Portuguesa, servidor público da Secretaria Municipal de Educação. É servidor da Biblioteca Pública Municipal, onde trabalha na Sala Braille. É responsável pela execução do Projeto Orientação e Mobilidade, que consiste na promoção da autonomia de pessoas com deficiência visual total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.