segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Empresa não envia representantes para discutir poluição sonora no Umuarama

    Lamentavelmente os representantes da Ferrovia Centro Atlântica não compareceram à reunião marcada para esta segunda-feira, 17/01, com os moradores do Bairro Umuarama para discutir soluções para o problema da poluição sonora causada pelo movimento dos trens de cargas e a erosão no solo próxima à linha férrea que provoca, segundo a comunidade local, rachaduras nas residências. A empresa por meio de seu supervisor de relações institucionais, Marco Carneiro, telefonou meia hora antes da reunião para o mandato do vereador Delfino Rodrigues, que articulou o encontro, justificando a ausência por questões logísticas.
   Moradores presentes expressaram insatisfação com a falta de interesse da empresa para com o problema e para com à própria população atingida. Mesmo com a ausência do representantes da Companhia Centro Atlântica a reunião foi realizada e contou com a presença da assessoria jurídica do mandato do vereador Delfino Rodrigues e da Prefeitura Municipal de Uberlândia.


O diretor de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alessandro Uchitel fez um relato sobre o assunto, lembrando que no passado a empresa foi notificada pela Prefeitura com relação à poluição sonora. Estudos da própria empresa, segundo ele, apontavam algumas soluções para amenizar ou mesmo acabar com o impacto ambiental, mas que não chegaram a ser concretizadas.
Em novembro do ano passado, atendendo uma solicitação de uma moradora, o mandato do vereador Delfino realizou um encontro para abordar a questão, sendo que o representante da empresa na ocasião fez o compromisso de trazer alternativas num segundo encontro, marcado para janeiro deste ano.

O representante da Prefeitura, também presente no primeiro encontro, informou que notificou novamente a empresa, enfatizando a dificuldade de entregar o documento à direção da mesma, sendo necessário fazer o encaminhamento para a cidade de Uberaba. Como a empresa não respondeu à notificação, o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que a empresa deverá ser multada e será convocada para comparecer à Prefeitura para dar explicações. O assunto, segundo ele, já foi levado ao Ministério Público, onde também tramita uma ação civil pública movida pelos moradores do Bairro Umuarama.

Além dos problemas de poluição ambiental no bairro foram levantados outros assuntos pelos moradores, que serão encaminhados às secretarias afins para as providências cabíveis, segundo se comprometeu o representante da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.