Saunder Rodrigues(Teatro No Mi), Uilson (Trupe Tamboril de Teatro) e Ricardo Alvarenga (Circo da Vida) - Discussões no Plenário da Câmara 26/11
No final do ano de 2010, o gabinete do vereador Delfino recebeu reivindicações de atores e artistas do teatro de rua referente às taxas cobradas para as apresentações em espaços públicos. Saunders Rodrigues, ator do grupo Teatro No Mi, atentou para o fato de que estes artistas se apresentam com pouca estrutura, e seu público é formado na hora, pelos transeuntes. Sem mobiliário e uma grande estrutura de som e palco que caracterize um evento, não justifica a autorização prévia da prefeitura (alvará e taxa), já que a constituição garante a livre expressão e manifestação, seja “intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
Durante as discussões do Plano Diretor, o vereador Delfino propôs uma emenda no código de posturas para dar garantia legal a esses artistas. A emenda classifica e descreve as manifestações para diferenciá-las dos eventos e isentá-los das taxas. Veja a emenda e justificativa na íntegra aqui. Esta será votada em fevereiro, quando passará pela apreciação dos demais vereadores.
O Mandato do vereador Delfino acredita que as praças públicas são fundamentais à cidade e aos cidadãos, sendo bens de uso comum do povo. O vereador Delfino apóia toda iniciativa de democratização da arte, e parabeniza estes grupos que levam a população, sem nenhum custo, arte, alegria e reflexão. A praça pública é propriedade de todos e cumpre funções ligadas ao convívio social.
As reivindicações saíram do I Fórum de Teatro, que aconteceu na UFU em novembro pelo Festival Musgo. Vários grupos estão envolvidos nas discussões prévias a votação da emenda, e formam um movimento de articulação político-cultural em busca de políticas públicas para a classe artística. Participam do Movimento Cultura Uberlândia o Grupo Tamboril, Teatro No Mi, Trupe Tamboril de Teatro, Anjos da Alegria, Coletivo Teatro a Margem, Núcleo Platô, Círculo da Vida, Goma Cultura em Movimento, Palco Fora do Eixo, CIA Crua, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.