quarta-feira, 23 de março de 2011

Participe do VI Seminário para discutir políticas públicas em Dependência Química

    Com a finalidade de contribuir na elaboração de políticas públicas de prevenção e tratamento em dependência química, o mandato do vereador Delfino Rodrigues realizará no próximo dia 28 de março, na Câmara Municipal, mais um seminário para discutir o assunto. O debate, aberto ao público, terá início às 8h30 no plenário da Câmara Municipal.
     Neste sexto seminário o palestrante convidado é o psiquiatra Osvaldo Cardoso Santana, de São Paulo, formado pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. O palestrante é também analista institucional formado pelo Instituto de Psicologia Social Pichon – Rivière.
     O mandato do vereador Delfino tem desenvolvido ações permanentes de discussão do assunto e encaminhando propostas à Prefeitura, sempre no entendimento da intersetorialidade desta questão, que envolve a saúde, a educação, o esporte, ação social, segurança e outros segmentos da administração pública.

Abaixo as principais ações do mandato do vereador Delfino na área da Dependência Química
O mandato do vereador Delfino realizou cinco seminários sobre dependência química nos últimos dois anos (2009/2010), trazendo palestrantes de outros municípios brasileiros, que desenvolvem experiências bem sucedidas na prevenção e tratamento desta doença.
Entre essas experiências está a do município de Recife, que implantou um modelo de rede integrada para tratar o dependente químico, tendo como primeiro atendimento o Programa Saúde da Família.
Desde a realização do primeiro seminário, em maio de 2009, foi formado um fórum permanente de discussão de políticas públicas de prevenção e tratamento em dependência química. Formado por pessoas voluntárias, ligadas à área de saúde mental, comunidades terapêuticas e grupos de apoio, entre outros, o fórum discute propostas que possam contribuir para uma política eficaz de prevenção e tratamento em dependência química.
O vereador Delfino também visitou três municípios paulistas– Guaratinguetá, Campinas e Morro Agudo – para conhecer o trabalho desenvolvido em dependência química nestas cidades e procurar trazer as boas iniciativas para Uberlândia.
O vereador Delfino apresentou duas propostas, que foram aprovadas na Câmara em 2009, sugerindo ao prefeito a implantação de um CAPs ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) nível três. No ano passado, o CAPs ad do Bairro Tibery foi transformado em CAPs nível três com funcionamento 24 horas.
O outro propunha a implantação de albergues terapêuticos que são também unidades de saúde complementares ao tratamento destinado aos dependentes químicos, que estejam com dificuldades no restabelecimento de vínculos sociais e familiares.
Delfino também apresentou um importante projeto de lei em relação às festas open-bar. O projeto dispõe sobre a realização de festas open-bar, que têm como atrativo o consumo liberado de bebidas alcoólicas. A proposta não tem como objetivo proibir a realização deste tipo de festas, mas regulamentar esses eventos no sentido de que não seja permitido que no valor dos ingressos esteja incluído o consumo ilimitado de bebidas alcoólicas.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.