quinta-feira, 10 de março de 2011

Vereador apresenta resultados da pesquisa sobre coleta seletiva

   O vereador Delfino Rodrigues (PT) fez algumas considerações e sugestões ao secretário Municipal de Serviços Urbanos, Vilmar Ferreira da Silva, durante sua visita esta semana à Câmara Municipal, quando abordou a implantação da coleta seletiva em Uberlândia. Iniciada em janeiro deste ano pela Prefeitura Municipal, a coleta seletiva está sendo desenvolvida em caráter experimental no Bairro Santa Mônica e deverá ser estendida, gradualmente, a outros bairros da cidade.
   Ao parabenizar esta iniciativa do executivo municipal, o vereador Delfino relatou, a título de contribuição, a pesquisa realizada pelo seu mandato junto a 147 residências do Santa Mônica,no início de fevereiro, para avaliar como a população do bairro estava reagindo à implantação da coleta seletiva. O levantamento foi realizado com uma amostragem de três entrevistas por quarteirão, desde a antiga Rua 13 até a antiga Rua 38.
    Segundo o vereador 92% das famílias (residências) pesquisadas tinham conhecimento do processo da coleta seletiva e 85% afirmaram que separam seu lixo. A maioria das pessoas declarou que separa as garrafas pet e latinhas de metal, mas mostraram desconhecimento sobre o recolhimento principalmente de outros materiais como óleo de cozinha, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos.
    Apesar da maioria dos pesquisados (83% das pessoas) terem conhecimento dos dias em que os caminhões passam em suas ruas, perguntadas sobre os dias em passam apenas 45% acertaram com exatidão as datas. Com relação ao horário em que os caminhões da coleta seletiva passam pelo bairro é baixo o nível de conhecimento das pessoas (apenas 10%). Algumas pessoas afirmaram que os horários recolhimento informados pelos agentes não coincidem com o horário em que o caminhão passa nas ruas. Delfino destaca que essa é uma reclamação constante da população: sem previsão adequada as pessoas ficam receosas de deixar o lixo para o recolhimento.
    O vereador lembrou lembrou ainda de projeto de lei de sua autoria propondo a destinação adequada do óleo de cozinha, em tramitação na Câmara Municipal. Delfino informou que durante a elaboração do projeto realizou reunião com o Sindicato dos Bares e Restaurantes para viabilizar que os estabelecimentos que já fazem o recolhimento do óleo de cozinha passem a ser também pontos de coleta também para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.