quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vereador relata situação de algumas UAIS nas sessões de maio na Câmara


         O vereador Delfino Rodrigues fez várias intervenções durante as sessões do mês de maio, realizadas na Câmara Municipal, em relação ao sistema público de saúde do município. O vereador relatou em seus pronunciamentos diversas reclamações de pessoas em relação aos serviços das UAIs, fez críticas ao modelo adotado e elogiou o serviço prestado em uma das unidades básicas de saúde.
Para o vereador Delfino o grupo que hoje administra o município é o mesmo que na década de 90 fez a opção por implantar um modelo de saúde centrado nas UAIs, em detrimento de investimentos na atenção primária, construção de unidades básicas de saúde e consequentemente, em ações preventivas. Atualmente, segundo o vereador, o município está com uma das menores coberturas (em torno de 25%) em saúde preventiva no país, se comparado à cidades de mesmo porte.
         Quanto ao déficit de leitos hospitalares(hoje em torno de 750 leitos), o vereador afirma ser necessário um planejamento para a construção de novos leitos, envolvendo Prefeitura Municipal, Governo do Estado e União, para minimizar o problema.

Veja abaixo, as principais situações colocadas pela população em relação às unidades de saúde:
  • Em visita (dia 11/05/11) à UBS do Bairro Santa Rosa, a equipe de mobilização do mandato do vereador Delfino Rodrigues verificou que a população local tem uma boa avaliação dos serviços prestados naquela unidade de saúde.
  • UAI Roosevelt - Morador do Bairro Maravilha, acompanha mãe, no dia 08 de maio, na UAI Roosevelt porque estava passando mal. Foi realizado um exame de eletrocardiograma, que no dia seguinte havia desaparecido na referida unidade.
  • Na UAI Morumbi (reclamações feitas no dia 04/05/11): muito tempo de espera nas consultas.
  • Usuários da UAI Roosevelt reclamam do atendimento prestado na unidade (reclamações registradas no dia 29/04/11). Entre as queixas estão: não há troca de lençóis/panos nas camas e macas de um paciente para outro; a ala da pediatria está em péssimas condições, os colchões rasgados e sujos, os berços muito enferrujados, o estrado do berço, de madeira rachada; a sala de espera, onde as pessoas tomam medicação, é muito pequena, fica lotada, as cadeiras estão em péssimas condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.