O vereador Delfino Rodrigues protocolou no último dia 19 de julho, no Ministério Público, uma representação solicitando a construção e reabertura da Unidade de Saúde do Bairro Segismundo Pereira, desativada desde 1998 pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a qual mantinha o posto. A ação foi protocolada junto a Promotoria da Saúde, do Idoso e do Deficiente do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Segundo a justificativa da representação os moradores do bairro há muito relatam as inúmeras dificuldades existentes no acesso à prestação dos serviços de saúde pública, considerando que os locais mais próximos são as UAIs localizadas nos Bairros Pampulha e Tibery, que estão distantes daquela localidade e, na maior parte do dia estão lotadas.
Estes fatores colaboraram para a carência de atendimento médico de qualidade à população que reside no Segismundo Pereira, cuja demanda crescia vertiginosamente. Além, verificou-se que o atendimento pela UAI Pampulha encontrava-se sobrecarregada em razão das demandas dos bairros adjacentes.
Em atendimento à solicitação de moradores do Bairro Segismundo Pereira, o vereador Delfino vem desde 2009 pleiteando a reabertura da unidade, com envio de ofícios, visita ao Reitor da UFU e solicitação junto à Prefeitura. Em ofício de 01 de dezembro de 2010, a Prefeitura informou a existência de um projeto na Secretaria Municipal de Saúde para a construção da unidade, a ser localizada em área institucional localizada na Av. Jerônima Lucas de Barros,o que gerou expectativa nos moradores do Segismundo Pereira.
![]() |
Área do posto de saúde no bairro Segismundo Pereira continua deserta. |
Delfino ainda tentou apresentar emenda na lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) propondo a construção de novas unidades de atenção básica no município, mas a mesma foi derrubada em votação pela maioria dos vereadores de Câmara. Assim, diante da omissão da Prefeitura e do bloco de vereadores ligado ao Prefeito, o vereador resolveu apelar ao Judiciário, representando ao Ministério Público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.