quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ministro da Saúde visita a cidade e corrige prefeito publicamente

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha em Uberlândia, na última quarta-feira (14/11), teve repercussão na Câmara Municipal. Na sessão desta quinta-feira (16/11), o vereador Delfino comentou o fato do prefeito municipal ter sido corrigido em público pelo ministro Padilha durante a visita, ao dizer que construiu o Hospital Municipal, mesmo não sendo responsabilidade do município o atendimento de média e alta complexidade no setor de saúde. Na ocasião, o ministro esclareceu ao prefeito e aos demais presentes que uma cidade com mais de 600 mil habitantes, como é o caso de Uberlândia, o município tem sim a responsabilidade na implantação de leitos hospitalares.

O Pacto da Saúde, firmado em 2006 estabelece ações de saúde de média e alta complexidade entre os entes federativos – municípios, estados e União. Portanto, a responsabilidade é tripartite, ou seja, é de todos, segundo destacou o vereador.

Delfino mostrou vários documentos, entre eles a Portaria 399 do Ministério da Saúde que estabelece o pacto da saúde e o termo de compromisso de gestão a ser estabelecido entre os três níveis de poder. O vereador considerou importante a presença do ministro na cidade, uma vez que teve a oportunidade de visitar o Hospital de Clínicas da UFU e conhecer o Hospital Municipal. A visita foi articulada pelos deputados federais Weliton Prado (PT-MG) e Gilmar Machado (PT-MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.