As famílias que estão ocupando a área da Fazenda do Glória, na região Sul de Uberlândia, já podem esperar uma solução do Poder Público, referente à ocupação ocorrida em janeiro de 2012. Na última sexta-feira (19), o prefeito Gilmar Machado esteve em Brasília para apresentar duas propostas do município para resolver o conflito. A prefeitura ofereceu à Universidade Federal de Uberlândia a troca da área ocupada por outra, de igual tamanho (659,4 mil m²), ou arcar com a implantação da infraestrutura urbana para a construção do Campus Glória, que será instalado em frente à área invadida. Nos dois casos, será levado em consideração o valor da área, determinado pela Caixa Econômica Federal. O Conselho Universitário vai analisar as duas propostas em maio, informando à PMU qual a decisão a ser tomada.
De posse do terreno, a PMU dará início ao processo para viabilizar a construção de cinco mil apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Estão registradas 2.200 famílias no local, dessas aproximadamente 80% estão inscritas em programas habitacionais. “Já fizemos o levantamento das famílias no local e o movimento se comprometeu a não construir mais nenhuma casa. Aqueles que não estão cadastrados a algum programa habitacional, também se comprometeram a sair pacificamente”, destacou Gilmar Machado.
Os apartamentos que serão construídos na área atenderão às famílias já listadas na PMU. “Obedeceremos a Portaria 610/2011, do Ministério das Cidades, no que diz respeito à seleção das famílias contempladas. Nosso objetivo é resolver os problemas das pessoas que ali estão, mas não podemos desrespeitar aqueles que já estão cadastrados. Analisaremos cada situação, sendo o mais justo possível”, disse o secretário municipal de Habitação, Delfino Rodrigues.
fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia - Uma Cidade Educadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.