quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vereador Delfino apresenta proposta de conscientização ambiental nas escolas

A educação ambiental é uma ação educativa permanente prevista em lei, buscando despertar em todos que o ser humano é parte do meio ambiente e responsável por ele. Com base nesses valores o vereador Delfino propõe o desenvolvimento continuado de ações direcionadas para alunos, inicialmente, do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) de escolas públicas do município de Uberlândia.
O artigo da Lei número 9.795 de abril de 1999, define a educação ambiental: “Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação”.
A proposta, desenvolvida em parceria com o Instituto de Geografia da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, consiste em palestras, concurso da mascote “protetor do meio ambiente”, concurso de frase e redação, exposição de fotos, confecção de jornal mural, realização de gincana, visita ao aterro sanitário, entre outras atividades.
O projeto de conscientização ambiental também está aberto a empresas. Os interessados pela palestra é só entrar em contato com o mandato pelo telefono 3239 1182 ou enviar um e-mail para delfino@camarauberlandia.mg.gov.br
Etapas da proposta

Num primeiro momento, a professora Marlene Colesanti, do Instituto de Geografia da UFU, estará proferindo a palestra “Cuidando do Meio Ambiente”, juntamente com o vereador Delfino Rodrigues.
Nas semanas seguintes, integrantes do mandato do vereador Delfino Rodrigues e as geógrafas Fernanda e Natália, desenvolverão ações em conjunto com as escolas parceiras, como: concurso do mascote “protetor do meio ambiente”, concurso de frase e redação, exposição de fotos, confecção de jornal mural, realização de gincana, visita ao aterro sanitário. Todas as atividades deverão ser acordadas com a direção da escola e desenvolvidas dentro das atividades escolares (disciplina de ciências, português, entre outras).
Como serão duas escolas que farão parte deste projeto, propõe-se ainda um intercâmbio escolar (troca de cartas durante o período visando a troca de idéias e experiências acumuladas nestas ações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para nós.