Outro ponto alarmante detectado pela equipe de mobilização é a quantidade de terra que está sendo despejada próximo às margens do córrego, o que pode vir a causar um acidente ambiental.
Preocupado com a situação, o vereador Delfino esteve no local com um especialista do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, professor Elisson Prietto. Após análise do local, de acordo com o técnico, o local onde a terra está sendo despejada respeita a distância de 30 metros da Área de Preservação Permanente (APP), estabelecida na legislação ambiental. Entretanto Elisson alerta, que devido às chuvas intensas desta época, a terra pode ser levada causando sim um acidente ambiental.
A visita ao local resultou em um pedido de informação encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente, o qual foi protocolado e aguarda resposta.
Oficio solicitando Informações:
Ofício nr. 10/10
Uberlândia, 07 de janeiro de 2010
De: Gabinete Vereador Delfino Rodrigues
Para: Secretária Municipal de Meio Ambiente - V.Sa. Raquel Mendes
Senhora Secretária,
Com o intuito de contribuir com a preservação do meio ambiente em nossa cidade, em relação principalmente, à conservação dos córregos que correm no perímetro urbano, gostaríamos de obter de Vossa Senhoria algumas informações referentes ao Córrego Buritizinho, em seu trecho no Bairro Jardim Brasília.
Nossa equipe de campo observou nas imediações da ponte sobre o Córrego Buritizinho, que liga os bairros Jardim Brasília e Maria Rezende, um expressivo volume de terra depositado na sua margem esquerda (sentido bairro Maria Rezende).
Diante dessa situação, em que a terra está bem próximo ao limite de 30 metros de Área de Preservação Permanente do referido córrego, gostaríamos de saber:
- A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem conhecimento deste fato, ou seja, que essa grande quantidade de terra está sendo depositada no local?
- Se a resposta for afirmativa, gostaríamos de saber qual a procedência da terra, bem como sua destinação.
- Existe a possibilidade dessa terra permanecer no local? Se a resposta for afirmativa, não estaríamos correndo o risco da terra ser levada pela chuva, invadindo o córrego e degradando ainda mais o manancial?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.