Dentro dos próximos quatro anos os municípios brasileiros deverão se adaptar à Política Nacional de Resíduos Sólidos que proíbe lixões e o descarte de lixo que possa ser reciclado ou reutilizado. Portanto deverão, por meio de legislação própria, implantar seus sistemas de coleta seletiva. Uberlândia deu primeiro passo nesse sentido ao iniciar esta semana um projeto piloto de coleta seletiva pelo Bairro Santa Mônica.
A defesa por um cidade sustentável sempre esteve presente no trabalho do vereador Delfino Rodrigues, desde o início do seu primeiro mandato, em fevereiro de 2007. Nas leis orçamentárias de 2009 e 2010 o vereador Delfino Rodrigues propôs emendas destinando recursos para a implantação da coleta seletiva. Embora suas emendas não tenham sido aprovadas, o vereador vem contribuindo para colocar o tema no debate das discussões das políticas públicas.
Apresentou na Câmara Municipal projeto de lei estabelecendo destinação para o lixo eletrônico, como pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. Pela proposta os comércios que vendem esses produtos deverão manter recipientes para o seu descarte e serão também responsáveis pela sua devolução aos fabricantes para a destinação final desses produtos, de forma ambientalmente correta.
Outra inciativa do vereador objetiva minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte do óleo de cozinha no meio ambiente sem tratamento adequado. Propõe também por meio de projeto de lei a instalação de postos de coleta, a criação de mecanismos tributários com vistas ao incentivo às práticas de coleta e reciclagem de óleos e gorduras de uso culinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante para nós.